O laboratório de microbiologia é responsável por caracterizar e também identificar os microrganismos presentes em vários tipos de amostras. A partir dessa identificação é possível melhorar os processos industriais e produzidos produtos de qualidade melhor.
Lâminas
A lâmina para microscopia é um pequeno retângulo de vidro transparente e sem imperfeições utilizado para depositar a amostra que pretende se observar ao microscópio. Geralmente possui a dimensão de 26x76 mm. Sua espessura vai de 1,00 a 1,2 mm e tem a opção de ponta lisa ou fosca.
Autoclave
É um equipamento que fornece um método físico de esterilização, matando bactérias, vírus e até esporos presentes no material colocado dentro do recipiente por meio de vapor sob pressão. As autoclaves são uma parte crítica do controle eficaz de infecções, com uma infinidade de autoclaves para escolher.
O princípio básico da esterilização a vapor, como realizado em uma autoclave, é expor cada item ao contato direto do vapor na temperatura e pressão necessárias pelo tempo especificado. Assim, existem quatro parâmetros de esterilização a vapor: vapor, pressão, temperatura e tempo.
Balança
A balança laboratorial é um equipamento para medir a massa de um corpo. As balanças semi-analítica apresentam uma precisão igual ou inferior a 1 miligrama e se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais. Algumas possuem e outras não apresentam capela de proteção de ventos. Não exigem tanta destreza no manuseio e condição de instalação específica como a balança analítica.
Centrífuga
Centrífugas são equipamentos frequentemente encontrados e muito utilizados em laboratórios de análises, pesquisa, biotecnologia, indústrias e instituições de ensino para separar diferentes fases de uma amostra de maneira muito eficiente. O princípio é simples e mecânico, os materiais mais densos são separados dos materiais menos densos através da força centrífuga, diferenciando as partículas com densidades diferentes.
Estufa Bacteriológica
É um equipamento que submete as culturas bacteriológicas à uma determinada temperatura, a fim de testar seu crescimento acelerado e, assim, compreender como funcionam os microrganismos.
Tubo de Ensaio
São recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume.
Pipeta
É um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular.
Alça de Platina
Este instrumento é muito utilizado na área de bacteriologia, pois permite manipular e coletar colônias de micróbios, e passar para outros meios de cultura. Com auxílio da alça de platina pode-se obter colônias isoladas de culturas, utilizando a técnica do esgotamento.
Erlenmayer
É um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
Nós também analisamos um exame a fresco para realizar um diagnóstico etiológico.
Exame a fresco
material: material biológico em suspensão, lâminas, lamínulas, microscópio, pipeta Pasteur (ou conta-gotas).
método: Coletar uma gota do material biológico, colocar no centro da lâmina e sobrepor cuidadosamente (sem formar bolhas) uma lamínula. Levar ao microscópio e observar em objetiva de 40 vezes. Após a observação, desprezar a lâmina e lamínula em um frasco contendo detergente.
Interpretação: Anotar o tipo de microrganismo (bactérias, protozoários, fungos ou leveduras), as formas e a motilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário