quinta-feira, 16 de junho de 2022

Bacterioscopia

A bacterioscopia é uma técnica de diagnóstico que permite identificar rapidamente e de forma simples a ocorrência de infecções, pois por meio de técnicas de coloração específicas, é possível visualizar as estruturas bacterianas no microscópio. Esse exame pode ser feito com qualquer material biológico, devendo ser indicado pelo médico qual o material a ser coletado e analisado, e o resultado indica se foi verificada a presença ou não de bactérias, bem como sua quantidade e características visualizadas.

A bacterioscopia é um exame de diagnóstico que pode ser utilizado para identificar rapidamente infecções bacterianas:

1- Doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, por exemplo, sendo utilizado para esse objetivo a secreção peniana ou vaginal;

2-Amigdalite, pois por meio da coleta da secreção de garganta é possível identificar bactérias gram-positivas responsáveis pela inflamação na amígdala, sendo normalmente identificada bactérias do tipo estreptococo

3- Infecções em feridas de cirurgia, pois é comum que ocorram infecções após operações devido à diminuição do sistema imune da pessoa;

4- Tuberculose, em que é analisado o escarro;

5- Lesões de pele ou de unha, que consiste na coleta de uma amostra superficial, sendo indicado não utilizar cremes e esmaltes pelo menos 5 dias antes do exame;

6- Infecções no sistema urinário, que é feita por meio da análise da urina de primeiro jato;

Como é feita:

O exame de bacterioscopia é feito em laboratório e o material coletado do paciente é analisado no microscópio para que seja investigada a ausência ou presença de bactérias, além de suas características.A preparação para fazer o exame depende do material que será coletado e analisado. No caso do material vaginal, não é recomendado que a mulher faça higienização 2 horas antes do exame e não tenha relações sexuais nas últimas 24 horas, enquanto que no caso da coleta de material da unha ou da pele, por exemplo, é recomendado não passar esmalte, cremes ou substâncias na pele antes do exame.

Como é feita a coloração de Gram: 

A coloração de gram é uma técnica de coloração simples e rápida que permite a diferenciação das bactérias de acordo com as suas características, permitindo diferenciar as bactérias em positivas ou negativas de acordo com a sua coloração, permitindo a sua visualização no microscópio.

Esse método de coloração utiliza dois corantes principais, um azul e um rosa, que podem corar ou não as bactérias. As bactérias coradas em azul, são ditas gram-positivas, enquanto que as em rosa são denominada gram-negativas.

O que significa o resultado:

O resultado da bacterioscopia tem como objetivo indicar se há presença ou ausência de microrganismos, características e quantidade, além do material que foi analisado. O resultado é dito negativo quando não são observados microrganismos e positivo quando são visualizados microrganismos. O resultado é normalmente indicado em cruzes (+), em que 1 + indica que foram visualizadas 1 a 10 bactérias em 100 campos, podendo ser indicativo de uma infecção inicial, por exemplo, e 6 + representa a presença de mais de 1000 bactérias por campo observado, representando uma infecção mais crônica ou resistência bacteriana, por exemplo, indicando que o tratamento não está sendo eficaz.

Objetivo: Fazer análise bacterioscópico de material biológico para reconhecer as características morfotintoriais das bactérias. 

Princípio: O exame bacterioscópico consiste em analisar um esfregaço de material biológico corado pelo método de Gram, onde se observa que as bactérias Gram-positivas, retém o corante cristal violeta e aparecem coradas em violeta-escuro; Bactérias Gram-negativas, perdem o cristal violeta quando tratadas com álcool, são então coradas com o corante safranina e aparecem coradas em vermelho. A caracterização das bactérias são feitas pela forma, disposição e comportamento tintorial.

 Material: Material biológico ( Secreções purulentas, urina, fezes, etc., ). Reagentes de Gram: sol. cristal-violeta 2%; sol. aquosa de iodo (Lugol); mistura álcool-acetona; sol. alcoólica de safranina1 , Lâminas: Suporte para lâminas; alça de platina; Bico de Bunsen; Microscópio; Óleo de Imersão. 

Método: 

• Preparar um esfregaço, fazendo movimento circular com swab na lâmina 

• Cobrir a área do esfregaço com a solução de cristal-violeta por cerca de 1min.; 

• Lavar com água corrente e escorrer o excesso de água; 

• Cobrir a área do esfregaço com a solução de iodo durante cerca de 1 minuto; 

• Descorar a lâmina com a mistura álcool-acetona, até que o solvente escorra incolor; 

• Cobrir o esfregaço com a solução de safranina1 por cerca de 30 segundos; 

• Lavar com água corrente; 

• Deixar secar ao ar e observar em lente de imersão (100X).

             


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa de Microbiota Aerógena

  Objetivos : Observar as colônias de bactérias que estão circulando no ar de determinado ambiente físico  Princípio : As bactérias chegam e...