terça-feira, 28 de junho de 2022

Resultado da Prática de Bacterioscopia

 Na prática de Microbiologia do dia 22/06, realizada pelo Prof. Dr. Luis Carlos, diferenciamos, por meio de características morfotintoriais, as bactérias e fungos coletados no nariz, ouvido, boca e urina. Essas amostras foram coletadas em práticas anteriores. 


Essas amostras foram coletadas e separadas em meios de culturas diferentes, ex. Agar Mitis, Pour Plate e Agar Sangue. 
A aplicação dos meios de cultura, está ligada ao estudo do desenvolvimento de bactérias, fungos e vírus, em um meio artificial.

Ou seja, através da coleta e aplicação de um determinado componente, é possível analisar como ele age, e como funciona o seu crescimento. Dessa forma, definindo quais as vantagens e desvantagens da presença do material de estudo no seu produto final. A aplicação dos meios de cultura em um estudo, auxiliam na identificação dos microrganismos que podem provocar infecções, alergias e, até mesmo, a contaminação da água ou alimentos.

Por isso, a aplicação desse estudo se faz tão necessária. Pois, é através dos procedimentos de análise microbiológica que os componentes nocivos, são identificados.

Para determinar as características desses microrganismo, utilizamos as colorações simples e de Gram


Coloração Simplessão colorações nas quais se utiliza apenas um corante. Podem ser positivas - quando as células são coradas (ex: azul de metileno, safranina, cristal de violeta) - ou negativas - quando o meio é corado (ex: tinta da china, nigrosina). Esta colorações são usualmente utilizadas quando se pretende saber a morfologia e o arranjo das células.

Coloração de GramA coloração Gram inicia-se com a aplicação do corante cristal de violeta seguida da aplicação de uma solução de iodo. Nesta fase todas as bactérias estão coradas de roxo. As células são em seguida tratadas com uma solução de álcool e acetona. As células Gram positivas retêm o complexo cristal de violeta-iodo e permanecem roxas, enquanto as células Gram negativas são completamente descoradas pelas mistura álcool-acetona. Na última fase do processo aplica-se um novo corante - safranina - que cora as Gram negativas de vermelho. As células Gram positivas aparecem coradas de cor púrpura. Diferenças na constituição da parede celular dos microrganismos explicam estes diferentes comportamentos de coloração.

Fungo - Boca 


Bacilos Gram Negativos - Nariz












Cocos Gram Negativos - Urina


Cocos Gram Negativos - Ouvido







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa de Microbiota Aerógena

  Objetivos : Observar as colônias de bactérias que estão circulando no ar de determinado ambiente físico  Princípio : As bactérias chegam e...